Projeto da UFSB aproxima o curso de Políticas Públicas da Câmara de Vereadores de Itabuna

Zé Alberto e alunos da UFSB dos cursos de Bacharel Interdisciplinar em Humanidades, Produção Cultural e Políticas Públicas

por Neidson Pedroso – A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) deu mais um passo importante para fortalecer o diálogo entre Academia e poder público. Um projeto desenvolvido no âmbito da instituição tem aproximado o curso de Políticas Públicas da Câmara de Vereadores de Itabuna, a partir de uma série de ações que valorizam a participação popular na construção de políticas voltadas ao desenvolvimento do município.


Alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia

O ponto de partida dessa iniciativa foi uma aula aberta ministrada em 21/10, pelo vereador Zé Alberto, que buscou estreitar os laços entre a Universidade e o Legislativo Municipal. A proposta é estimular a troca de experiências e a elaboração conjunta de ações e projetos que contribuam para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.

Durante o encontro, foram debatidos temas como a importância do acompanhamento das políticas públicas e os mecanismos legais que garantem sua efetivação — entre eles, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada anualmente no primeiro semestre, e que orienta a aplicação dos recursos públicos de acordo com as prioridades municipais. Situações emergenciais, como a enchente que afetou Itabuna, também foram citadas como exemplos de desafios que exigem planejamento, gestão e transparência.

O projeto prevê ainda atividades práticas, em que estudantes dos cursos de Produção Cultural, Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e Políticas Públicas irão elaborar projetos de lei baseados em visitas técnicas e diagnósticos das necessidades do território itabunense.

Como desdobramento, a comunidade está convidada a participar de uma Audiência Pública, que será realizada no dia 11 de novembro de 2025, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Itabuna. O evento pretende discutir o papel das políticas públicas no cotidiano da população e responder a uma questão central: Durante os 22 anos da Lei 10.639/2003, será observado os avanços e retrocessos em seu período de atuação.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário