Itabuna volta a respirar esporte e juventude com a 47ª edição dos Jogos Estudantis. Uma tradição que atravessa gerações e reafirma o papel do esporte como ferramenta de educação e cidadania. O evento, promovido pela Prefeitura de Itabuna por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, reúne mais de 1.200 atletas das redes municipal, estadual e particular, movimentando a Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso Silva, no bairro São Caetano.
Com competições nos turnos matutino e vespertino, os jogos seguem até o dia 24 de outubro, envolvendo 20 escolas e mais de 500 alunos diretamente nas disputas. As modalidades incluem vôlei, basquete, handebol, futsal, futevôlei, tênis e tênis de mesa, vôlei de praia e badminton — divididas nas categorias mirim (9 a 11 anos), infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), masculino e feminino.
Na cerimônia de abertura, o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, destacou o compromisso da gestão com o esporte formativo:
“Temos que cuidar do broto para que frutifique bem. O esporte tem o poder de transformar o caráter do indivíduo, especialmente nesta fase da vida. Os Jogos Estudantis são a ferramenta para que a gente cuide desses brotos que amanhã darão frutos”, afirmou.
O coordenador dos Jogos, professor Francisco Leone, reforçou o orgulho de ver Itabuna mais uma vez como referência em esporte escolar:
“Os Jogos Estudantis são uma extensão dos projetos pedagógicos das escolas, que utilizam o esporte como ferramenta e componente curricular. Quem no passado viveu estes momentos, venha reviver essa energia. Até o dia 24, a Vila Olímpica será palco de uma grande festa do esporte.”
Os Jogos Estudantis de Itabuna representa disciplina, cooperação e espírito coletivo. Cada partida disputada na Vila Olímpica é um capítulo da história de jovens que aprendem, desde cedo, que o esporte é também uma forma de construir futuro.
Você precisa fazer login para comentar.