Secretária de Infraestrutura será ouvida na Câmara de Itabuna sobre desocupação da Bananeira

Na última terça-feira (26), a Câmara Municipal de Itabuna aprovou, em sessão plenária, o requerimento apresentado pelo vereador Danilo da Nova Itabuna (UB) para convocação da secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes.


Vereadores Ronaldão, Danilo da Nova Itabuna e Manoel Porfírio

A gestora deverá comparecer ao Plenário Raymundo Lima, na próxima segunda-feira (1º de setembro), às 15h, quando prestará esclarecimentos sobre o processo de desocupação da área da Bananeira e as medidas de assistência destinadas às famílias que residem no local.

A convocação foi aprovada por 15 dos 17 vereadores presentes. Entre os parlamentares que declararam seus votos estão Zé Alberto (PSB), Ronaldão (Republicanos) e Manoel Porfírio (PT).

O que disseram os vereadores

O autor do requerimento, vereador Danilo da Nova Itabuna, ressaltou que a iniciativa busca garantir transparência:

“Este requerimento é muito importante para que possamos debater e tirar dúvidas. No mandato passado, aprovamos o auxílio-aluguel para famílias da Bananeira, da Rua de Palha e da Nova Itabuna, mas até hoje essas residências não foram entregues. Não sou contra a retirada das famílias da beira do rio, mas defendo que elas tenham um espaço digno”, afirmou.

O vereador Zé Alberto (PSB) declarou apoio à convocação:

“É uma oportunidade de esclarecer não só para esta Casa, mas para toda a população, as medidas adotadas. Por isso, votei sim.”

O vereador Ronaldão (Republicanos) destacou que a secretária já esteve na Câmara, votou não, mas reforçou a importância do debate:

“Poucos dias atrás, a doutora Sônia esteve aqui, a convite do vereador Sivaldo Reis, e respondeu a todas as perguntas. Porém, o vereador Danilo tem razão ao querer novas explicações. Quando o secretário vem responder à população, eu voto sim.”

Já o vereador Manoel Porfírio (PT) enfatizou o papel fiscalizador do Legislativo:

“Se o vereador Danilo acha por bem convocar a secretária Sônia, é um direito dele. Voto sim. Não deixei de ser aliado do prefeito Augusto Castro, mas esta Casa precisa prestar contas à sociedade. O povo espera de nós respostas e fiscalização. Agora eu peço aos vereadores: foquem nas suas comunidades, nos problemas das suas comunidades, para fazermos um grande debate. Essa Casa precisa tomar pé e saber de que forma estão sendo feitos os investimentos.”

Próximos passos

Com a convocação aprovada, a secretária Sônia Fontes comparecerá ao Plenário Raymundo Lima no dia 1º de setembro, às 15h. A sessão será aberta ao público, garantindo espaço para esclarecimentos à sociedade e fortalecendo o papel fiscalizador da Câmara.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário