Itabuna no tabuleiro político: Manoel Porfírio ganha força com ‘sinal verde’ de Jerônimo em eleição do PT baiano

A recente passagem do governador Jerônimo Rodrigues pelo sul da Bahia não foi apenas marcada por anúncios e entregas de obras importantes para Itabuna, mas também evidenciou um movimento político dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado. 

Com a confirmação de Manoel Porfírio como nome forte na disputa pela presidência do PT-BA, fica claro que há uma articulação em curso, alinhando os interesses do governador com a ascensão de novas lideranças na legenda.  

Manoel Porfírio, atual presidente da Câmara de Itabuna e vereador mais votado da história do município, fez um papel estratégico na articulação que garantiu a aliança entre o partido e o prefeito Augusto Castro (PSD) na última eleição municipal, fundamental para manter a base governista coesa. Agora, sua candidatura à presidência estadual do PT é um reconhecimento interno, mas também um movimento de fortalecimento da corrente Resistência Socialista (RS), da qual faz parte.  

A RS já demonstrou seu peso na política baiana ao eleger deputados e desempenhar um papel central na vitória do atual presidente do PT-BA, Éden Valadares. O apoio dos deputados federais Joseildo Ramos e Waldenor Pereira, e estaduais Osni Cardoso, Zé Raimundo e Maria del Carmen, além da ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, indica que Porfírio não entra na disputa de forma isolada. Pelo contrário, sua candidatura tem sinal verde do governador.  

Jerônimo, por sua vez, não apenas fortaleceria um aliado fiel, mas também busca garantiria maior coesão dentro do PT baiano, evitando fragmentações internas que possam comprometer a governabilidade e a sucessão estadual em 2026.

Com a entrega de obras estruturantes em Itabuna e a consolidação de Manoel Porfírio como um dos principais nomes do PT no interior do estado, Jerônimo Rodrigues avança na sua estratégia de fortalecimento político. O sul da Bahia, que já foi palco de embates entre diferentes grupos petistas, agora se firma como peça-chave no futuro no xadrez político estadual.

Compartilhe isso:

Deixe um comentário