No próximo domingo, 6 de julho, o Partido dos Trabalhadores de Itabuna realiza mais uma etapa do seu processo de reconstrução política: a eleição interna do diretório municipal, dentro do PED 2025. O momento marca o retorno do partido com o sentimento popular que ajudou a consolidar o PT como uma das maiores forças políticas da cidade.
O PED 2025 já é considerado o maior da história do PT na Bahia, com eleições em mais de 380 municípios. Em todo o estado, o processo tem mobilizado milhares de militantes, promovido debates sobre os rumos do partido e reforçado o papel estratégico das lideranças locais no fortalecimento do projeto nacional e estadual.
Em Itabuna, esse espírito de reconstrução vem das ações coordenadas pelo presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Porfírio, que desponta como uma das vozes mais articuladas e propositivas dessa nova fase petista.
Conhecido pela capacidade de articulação e por seu perfil conciliador, Porfírio tem desempenhado um papel central na condução do processo em Itabuna. À frente de reuniões preparatórias, encontros com a militância e debates sobre o futuro do PT local, o vereador tem buscado garantir que o PED se transforme numa ponte entre o partido e a população.
Sua liderança tem sido vista como fator de estabilidade, sobretudo ao defender um PT mais próximo da juventude, dos movimentos populares e das periferias.
O mote que ganhou força durante os debates estaduais do PED — “o PT precisa voltar a ser PT” — também tem guiado o debate em Itabuna e região, como projetos de atuação nos bairros e retomada do trabalho de base, têm sido pautas defendidas.
Se depender do engajamento da militância e da condução equilibrada, o PT pode sair fortalecido e mais preparado para os desafios que estão por vir.