O encerramento do primeiro semestre legislativo de 2026 oferece uma oportunidade para avaliar o desempenho da Câmara Municipal de Itabuna nos últimos seis meses. O momento permite observar quais temas ocuparam as discussões e de que forma o Legislativo contribuiu para decisões que impactam diretamente a vida da população.
A largada foi dada em 29 de janeiro, com a sessão solene de instalação do ano legislativo de 2026, e ganhou conteúdo político e pedagógico em 11 de março, quando a Escola do Legislativo promoveu a Aula Magna 2026 com foco em democracia, transparência e participação popular.
Logo nos primeiros meses do ano, a Câmara assumiu protagonismo em um dos debates mais importantes da gestão municipal: a reforma administrativa proposta pelo Executivo. A matéria promoveu ajustes na estrutura da Prefeitura.
Na sequência, a Câmara concentrou atenção em temas diretamente ligados ao funcionalismo e à educação. No fim de março e início de abril, o Legislativo acelerou projetos voltados ao magistério e a políticas públicas; em maio, aprovou o Programa Vila do Servidor e os recursos do FUNDEF; e, dias depois, votou a revisão salarial dos servidores, com reajuste de 4,39%, além de destacar o papel social do esporte em Itabuna. É um bloco de decisões que revela uma Casa legislativa bastante voltada para valorização de trabalhadores e organização das prioridades do município.
A aprovação do Programa Regulariza Itabuna permitiu a renegociação de débitos tributários e preços públicos, oferecendo condições especiais para que contribuintes regularizassem sua situação junto ao município, sem perder de vista a realidade econômica enfrentada por empresas e cidadãos.
A Câmara também abriu espaço para pautas ligadas à cultura, ao esporte e à cidadania. A criação da Fundação Itabunense de Esporte, Lazer e Juventude, as discussões sobre segurança no trânsito durante o Maio Amarelo e as homenagens prestadas a personalidades demonstram uma atuação que procurou dialogar com diferentes segmentos da sociedade.
Entre essas homenagens, poucas tiveram tanto simbolismo quanto o reconhecimento à maestrina Zélia Lessa, referência da cultura grapiúna e personagem cuja trajetória se confunde com parte da memória afetiva de Itabuna.
Afinal, quando a Câmara trabalha, ajuda a desenhar os caminhos que Itabuna pretende seguir.
Você precisa fazer login para comentar.